Muitas pessoas enfrentam diariamente os desafios de estarem endividadas, o que gera estresse e preocupação financeira. Com o objetivo de levar ao consumidor a possibilidade de renegociar as dívidas, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realiza de 11 a 15 de março, de 8h às 14h, o mutirão Renegocia!.
O evento faz parte da Semana do Consumidor e tem o intuito de promover uma forma mais acessível de negociação de dívidas. Além disso, os consumidores paraenses poderão aproveitar de possíveis descontos no ato da negociação.
Veja abaixo quais as empresas participantes do evento:
Banpará
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Claro
Cosanpa
Equatorial Energia
Documentos Necessários
- Energia e água
CPF e comprovante de residência
Protocolo de reclamação
Faturas contestadas
As 06 (seis) últimas faturas
Demais documentos referentes ao caso (laudos, avisos de corte, notificações)
Procuração (caso não seja o titular da dívida)
- Serviços – TV por assinatura, internet, telefonia móvel
CPF e comprovante de residência
Protocolo de reclamação
Contrato (caso o consumidor tenha realizado)
Comprovante de pagamento
Extratos do SPC/SERASA
- Empréstimo (consignado ou pessoal)
CPF e comprovante de residência
Extrato do INSS
Boletim de Ocorrência (em caso de empréstimo indevido)
Comprovante de desconto
Demais documentos referentes ao protocolo de contato com o fabricante, a postagem, entre outros.
- Assuntos financeiros, cobrança indevida, cartão de crédito
CPF e comprovante de residência
Boletim de Ocorrência
Extrato bancário, fatura bancária ou boleto que ateste a cobrança indevida;
Protocolo de reclamação
Demais documentos referentes ao protocolo de contato com o fabricante, a postagem, entre outros.
OBS: Caso a fatura da dívida não esteja nome da pessoa, o procurador deve trazer a procuração, CPF e comprovante de residência do titular e procurador.
Local: Sede do Procon Pará (Rua Municipalidade,1636, esquina com Soares Carneiro – Umarizal.
Horário de atendimento: 08h às 14h (até 30 atendimentos, com distribuição de senhas).
Período: 11 a 15 de março de 2024.
Fonte: Letícia Corrêa/Agência Pará/DOL