Em maio de 2023, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Belém como a sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, foi iniciada a contagem regressiva de um relógio que envolve diversas camadas da sociedade. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador do Pará, Helder Barbalho, (MDB) disse que o público esperado para a COP30 é de 70 mil pessoas. Para uma noção prática, o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, possui capacidade máxima de 50 mil pessoas.
Como acomodar tantas pessoas?
Para alcançar este objetivo, além de planejamento prévio é necessário ter vários recursos em mãos como estratégias fiscais, parcerias com setores produtivos e estar preparado para fazer adaptações, se necessário. Durante a Cúpula da Amazônia, realizado em agosto de 2023, a capital paraense já havia ultrapassado a própria capacidade de suítes presidenciais uma semana antes do início do evento, mas a capacidade ainda era incompatível com a demanda necessária para atender os líderes do alto escalão. Mesmo com o ‘aperreio’, esse ‘teste’ serviu como ‘raio-x’ para o diagnóstico do que deveria ser melhorado e ampliado no setor hoteleiro paraense. A estratégia a partir daí foi iniciar outras ações, que estão sendo postas em prática conforme um calendário próprio.
O governador do Pará, Helder Barbalho, disse que tem negociado com o Governo Federal e companhias aéreas para que Belém tenha mais voos com preços mais baratos até 2025. Após a Cúpula da Amazônia, o governador do Pará, Helder Barbalho, disse que o governo paraense trabalha para amenizar problemas como a falta de leitos na rede hoteleira, e que, entre as possibilidades para receber o público visitante, está a hospedagem em navios transatlânticos.
O governo estadual publicou um decreto anunciando a isenção do ICMS para a abertura de novos hotéis no Estado para ampliar a malha hoteleira até 2025. Em parceria com a plataforma de hospedagens Airbnb o governo paraense fechou uma parceria para ampliar a popularidade do serviço no Estado e ampliar o número de leitos.
E se não der tempo, o que pode ser feito?
Grandes eventos precisam de diversos planos de ação, mas existem opções caso não dê tempo de todos os planos do governo local se concretizarem para receber 70 mil pessoas da forma planejada.
O Ministério do Turismo (Mtur) possui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, o SBClass, que serve para organizar o setor hoteleiro e estabelecer um padrão nos serviços de hospedagem do país. O chamado SBClass categoriza 7 tipos de hospedagem oficiais no Brasil, variando em categorias de 1 a 5 estrelas, dependendo dos serviços oferecidos e todos eles podem ser utilizados em casos de grandes eventos. Veja quais são:
Hotel
O Hotel é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia do hóspede, unidades ou quartos individuais, acompanhado de serviços como: recepção, serviço de quarto, café da manhã, entre outros que variam segundo o tamanho e categoria.
Pousada
Pousada é um estabelecimento comercial que disponibiliza para estadia quartos individuais, chalés ou bangalôs. Este, assim como o hotel, oferece os serviços básicos de acomodação, como café de manhã e serviço de quarto, entre outros que variam segundo o tamanho do estabelecimento. Este modelo de hospedagem pode chegar até no máximo 3 andares, e se diferencia por oferecer uma estadia mais intimista e familiar.
Resort
O Resort nada mais é, do que um hotel comercial, que além dos serviços básicos de acomodação, oferece também uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento. Em sua grande maioria, disponibiliza serviços de alimentação completa, spa, academia, piscina quente e fria, recreação, trilhas e outras atividades em meio a natureza. Basicamente, para um meio de hospedagem ser considerado resort, é preciso oferecer todo tipo de serviço necessário para que o hóspede seja atendido na totalidade, sem precisar sair de suas mediações.
Hotel Fazenda
O Hotel Fazenda também se assemelha ao hotel comercial, porém a diferença, como o próprio nome sugere, está em sua localização. Este se encontra em área rural, em meio a natureza, e se caracteriza por oferecer, além dos serviços básicos de acomodação e alimentação, entretenimento e vivência no campo. Trilhas, passeios a cavalo, açudes para alimentar peixes, galinhas, coelhos, pássaros entre outros animais, são atividades típicas oferecidas por esse meio de hospedagem.
Bed and Breakfast/Cama e Café
O modelo Bed and Breakfast ou em português Cama e Café, é um estabelecimento residencial, no qual seus proprietários oferecem ao hóspede um quarto para estadia, acompanhado de café da manhã, em troca de um valor determinado. Este modelo de hospedagem compartilhada ganhou força nos últimos anos, principalmente com a propagação do aplicativo Airbnb.
Hotel Histórico
O Hotel Histórico, é um estabelecimento comercial que, assim como os demais, também oferece os serviços básicos de acomodação e alimentação. Porém o que caracteriza este meio de hospedagem, é que este é instalado em uma construção histórica, original ou restaurada. É considerado histórico, o estabelecimento que tenha sido palco de fatos culturais, ou reconhecido como patrimônio histórico ou cultural. Seja por meio formal, reconhecido pelo Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular da sociedade.
Flat ou Apart-Hotel
O Apart-hotel é um estabelecimento comercial semelhante a um apartamento, mas que possui as comodidades de um hotel. Este disponibiliza ao hóspede um quarto com banheiro, sala, cozinha e área de serviço, além do serviço de recepção e camareira para limpeza de quarto. Este meio de hospedagem é muito escolhido por aqueles que precisam se hospedar em um determinado local por um período mais longo.
Mas, além desses meios de hospedagem reconhecidos pelo SBClass, ainda podemos encontrar outros tipos como:
Hostel/Albergue
O hostel, ou em português, albergue, é um estabelecimento comercial que oferece estadia, na sua grande maioria, em quartos compartilhados. Por este motivo, o valor da diária se torna mais em conta, atraindo principalmente viajantes mais jovens.
Casa de Aluguel
Casas de Aluguel são imóveis comerciais ou residenciais, oferecidos como estadia, principalmente em períodos de alta temporada. Este modelo de hospedagem é a opção mais procurada por famílias e grupos de amigos que pretendem passar um período de férias em uma determinada cidade.
Guest House
Guest House nada mais é do que uma casa de família. Trata-se de um estabelecimento residencial, em que os proprietários alugam por um determinado período um quarto da casa ao hóspede. É um modelo de hospedagem muito comum para viajantes em programas de intercâmbio, tendo em vista que o hóspede convive com a família e a cultura local.
Pensão
Pensão é um estabelecimento comercial que oferece moradia, em quartos compartilhados ou não, a moradores da região. Normalmente este modelo de hospedagem é utilizado por estudantes, pessoas que ficaram desabrigadas, ou que chegaram recentemente na cidade, e ainda não possuem uma boa estabilidade financeira para pagar o aluguel de uma casa.
Motel
Apesar de ser popularmente conhecido no Brasil como um estabelecimento comercial para encontros amorosos, o Motel surgiu nos Estados Unidos como hotel de beira de estrada, para oferecer hospedagem a famílias que viajavam por conta própria. Apesar de no Brasil, esta ideia chegar distorcida, este modelo continua sendo considerado um meio de hospedagem.
Fonte: Tereza Coelho/Roma News