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Mercado das Indústrias Criativas do Brasil é aberto em Belém

Publicada em 09/11/23 às 08:32h - 15 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


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 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

Com uma estimativa de gerar 20 milhões de dólares em negócios ao longo de um ano, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento promovido pelo Ministério da Cultura com apoio do Governo do Pará, foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (8), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Até o próximo sábado (11), a expectativa dos organizadores é realizar cerca mil reuniões de negócios ligados à cultura e à economia criativa.

O governador Helder Barbalho participou da abertura oficial, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer; da secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal; do presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto; do diretor da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura no Brasil, Leonardo Barchini, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

“É um privilégio poder testemunhar a escolha de nossa capital, nossa cultura e nossa diversidade. Além de promover o desenvolvimento econômico, a cultura oferece a oportunidade de construir uma sociedade menos vulnerável, mais inclusiva, que valoriza a diversidade e respeita as diferenças, e que por meio de manifestações culturais pode encontrar caminhos para reduzir a vulnerabilidade social e promover a inclusão daqueles que estão à margem das políticas públicas”, ressaltou Helder Barbalho.

O governador também disse que ver o Pará recebendo grandes eventos é motivo de orgulho. “Nos próximos dias Belém é a capital da cultura do Brasil e do Mercosul. Tenho a certeza de que, em 2025, quando sediarmos a COP (conferência mundial do clima), estaremos prontos para recepcionar, debater e, acima de tudo, construir soluções que envolvam a Amazônia, suas pessoas e sua cultura. Afinal, cultura é a síntese das diversas matizes que compõem a construção de uma sociedade melhor”, completou o governador.

Secretária Ursula Vidal, governador Helder Barbalho, Leonardo Barchini, da Organização de Estados Ibero-americanos, e a ministra Margareth Menezes na abertura oficial do evento

Secretária Ursula Vidal, governador Helder Barbalho, Leonardo Barchini, da Organização de Estados Ibero-americanos, e a ministra Margareth Menezes na abertura oficial do evento

A ministra Margareth Menezes saudou a todos os parceiros do evento, que segundo ela “não mediram esforços para que o MICBR fosse realizado em Belém”. A ministra afirmou, ainda, que o Mercado é uma política central do Ministério da Cultura. “O MICBR é um megaevento de negócios e cultura. Nós temos um compromisso com a consolidação deste Ministério, atentos às demandas e necessidades do setor cultural, mantendo um diálogo constante com os criadores e fazedores da cultura”, afirmou.

“Realizar este evento em Belém, na região amazônica brasileira, demonstra o nosso compromisso em valorizar e acelerar a expressão cultural dessa região, reconhecendo o poder transformador da cultura e seu potencial para gerar renda e empregos, servindo como uma ferramenta de emancipação. Estamos diante de uma nova geração, que busca oportunidades nas indústrias criativas e culturais em todo o Brasil”, destacou Margareth Menezes.

O ministro argentino Tristán Bauer lembrou que seu país recebeu, em junho deste ano, a edição anterior do MICBR. “Foi muito bonito e frutífero. É muito importante o que fizemos em Buenos Aires (capital da Argentina) e o que estamos fazendo aqui, em Belém. Estamos em um momento muito difícil para a humanidade. Mas aqui estamos celebrando a cultura da vida, da irmandade e da solidariedade. A indústria como cultura é, sem dúvida, uma saída para tantos desafios”, enfatizou.

Hugo Barreto, da Vale, informou que a cultura emprega 7,4 milhões de pessoas, com previsão de empregar mais 1 milhão até 2030. “Ao longo desses dias, teremos oportunidades de diálogos e trocas, que vão contribuir ainda mais para esse crescimento, estimulando a difusão da produção cultural e promovendo a qualificação de mais agentes culturais. Pra nós, cultura é potência, vetor de desenvolvimento socioeconômico e elemento indissociável do exercício da cidadania”, disse Hugo Barreto.

Programação - Durante os próximos dois dias, no Hangar, haverá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, oficinas, painéis, exposições e feiras, além de atrações artísticas. A programação é aberta ao público.

O encerramento será no domingo (12), no bairro da Cidade Velha, centro histórico de Belém. Até as 21 h, ainda dentro da programação, ocorrerá o Projeto Circular Cidade Velha.

A Argentina é o país convidado de honra do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. O objetivo do evento é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. O Mercado também reúne empresas, criadores e empreendedores de 15 setores ligados à cultura. O hip-hop é a novidade deste ano.

Até sábado (11) ocorrerão rodadas de negócios - reuniões pré-agendadas com duração de até 25 minutos, nas quais empresas, empreendedores e profissionais estabelecem conexões comerciais e celebram contratos. São aguardados cerca de 450 empreendedores. Os objetivos principais são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios.

Parcerias - O MICBR é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura (OEI). O Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), é parceiro na realização do evento. O patrocínio master é da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (Basa).

Palestras e oficinas serão apresentadas pela Vale e pelo Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural (Fumbel) e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codem), também integra a rede de apoio.

A programação completa do MICBR 2023 está disponível em https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/micbr/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v31.pdf

 

Fonte: Agência Pará




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