O Estado do Pará apresentou redução de 16% nos registros de roubos de veículos entre os meses de janeiro e agosto de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, com 267 ocorrências a menos, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (02), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As reduções contínuas, também colocaram o Pará como o estado mais seguro para se ter um veículo segundo a plataforma HelloSafe, voltada para comparação de produtos financeiros e de seguro.
A queda no número de roubos de veículos, é ainda maior, chegando a 72,31% se comparados o período de janeiro a agosto deste ano com 2018, ao computar 1.330 registros em 2022 e 4.804 em 2018, ou seja, 3.474 casos a menos.
Ainda segundo o levantamento feito pela plataforma HelloSafe, entre os estados da federação, o Pará foi o Estado que teve a menor taxa de roubo e furto de veículo por habitante em 2021 considerando a análise dados de todas as categorias de veículos. Isso quer dizer que estão inclusos carros, motos, caminhões, entre outros veículos.
Os resultados contínuos de redução nessa modalidade Criminal estão atrelados as ações integradas dos órgãos de segurança e da maior ostensividade nas ruas da Região Metropolitana de Belém e Interior do estado nos últimos anos, além dos investimentos em tecnologia, como as câmeras de inteligência artificial que fazem leitura facial e de placas veiculares.
Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, pontua que os números refletem a intensificação das ações da segurança pública no policiamento não apenas repressivo, mas também preventivo. “Muitos dos roubos a veículos se destinam ao cometimento de outros crimes, e quando se consegue reduzir o latrocínio, os homicídios e os próprios roubos a transeuntes, que é o que temos alçando, consegue-se também reduzir o roubo de veículos que está sendo comprovado nos dados apresentados”, afirmou o titular da Segup.
A presença policial continua nas ruas é um fator que contribui para a queda nas ocorrências, visto que, desde o início da gestão, várias ações de presença foram implementadas para prevenir as práticas criminosas nas ruas. “Os resultados, inclusive apontados em pesquisas nacionais, certamente são frutos da estratégia de integração das polícias, de uma ostensividade maior e presença nas ruas. Até porque esse tipo de crime ocorre quase em sua totalidade nas vias públicas. Então, a própria presença policial já inibe a prática do crime, além disso, podemos considerar também o combate eficiente às organizações criminosas, que permite com que novos veículos não sejam roubados para o cometimento de outros delitos”, acrescentou o Secretário de Segurança Pública.
Investimentos
Para além das ações policiais, a implementação de câmeras de segurança com inteligência artificial tem contribuído para que, se o crime chegar a ser efetuado, os veículos roubados sejam identificados de forma célere e recuperados, inibindo assim que outras práticas semelhantes ocorram.
Fonte: DOL