Desta quinta-feira (25) e até 2 de setembro, a Marinha do Brasil realiza ações de enfrentamento e prevenção ao acidente escalpelamento nos municípios de Muaná (PA) e Limoeiro do Ajuru (PA), com promoção de palestras, instalação gratuita de coberturas de eixo de motor, distribuição de toucas de proteção para os cabelos, panfletos educativos e orientação do Grupo de Atendimento ao Público Itinerante (GAP) da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).
As atividades têm como objetivo disseminar o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, que é celebrado no dia 28 de agosto, bem como difundir orientações para a população ribeirinha, a fim de erradicar este tipo de acidente na região.
Essas ações serão realizadas em escolas municipais e estaduais localizadas nas zonas urbanas e rurais, em centros comunitários, em portos, em feiras e em locais com maior fluxo de pessoas. Na ocasião, também serão doados colete salva-vidas para garantia da salvaguarda da vida humana nos rios.
A programação é uma realização da CPAOR com apoio de representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa); da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc); e da Organização não Governamental Amigos Voluntários do Pará.
O que é escalpelamento?
Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo (couro cabeludo). Esse grave acidente costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte, durante a pesca artesanal ou o transporte para a escola, o trabalho ou outros locais, quando, por descuido, os cabelos compridos, em sua maioria de mulheres e meninas, se enrolam nos eixos e partes móveis dos motores, causando o arrancamento parcial ou total do couro cabeludo.
Fonte: OLiberal