Manter a redução da violência na Região Metropolitana de Belém (RMB) é o objetivo da segunda fase da Operação Impacto, organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). A ação teve início na noite de ontem, no Porto Futuro, na capital, e integra todos os órgãos que compõem o sistema para garantir o combate à criminalidade durante todo este final de semana.
De acordo com a Segup, a Operação Impacto 2 irá reunir mais de mil agentes de segurança, em mais de 400 veículos e meios tecnológicos de integração entre as forças. “Serão agentes das Polícias Civil, Militar, Penal e Científica, agentes de trânsito, assim como as guardas municipais da RMB, que irão fazer o combate e garantir a segurança da população”, afirmou Ualame Machado, secretário de segurança.
Ainda de acordo com o titular da Segup, o trabalho dos agentes de segurança não será apenas de maneira ostensiva, mas também acontecerá de maneira preventiva. “Logicamente que os nossos agentes serão ostensivos, em casos de acionamento sobre alguma ocorrência, mas também realizarão abordagens de trânsito, em bares e a pedestres para orientar e prevenir, cumprir mandados de prisões de foragidos do sistema penal, pois também são meios que ajudam a combater a violência”, completou Ualame Machado.
OTIMISMO
Dessa forma, a Segup espera contar com o progresso do sistema de segurança, que de maneira frequente apresenta a diminuição dos índices de violência em todos os tipos de crimes. “Se os nossos números mostram que estamos combatendo a violência, sendo exemplo para todo o Brasil, é por causa dessas nossas ações conjuntas, das quais a PM faz parte em promover para o bem da população”, disse o coronel Dilson Jr, comandante-geral da PM.
Para confirmar isso, o secretário de segurança relembra as inúmeras operações realizadas pela Segup e afirma que serão ainda mais frequentes para seguir coibindo a violência. “A própria operação que estamos dando início hoje (ontem), é a segunda fase da que realizamos no mês de maio. Ela vai acontecer durante esse final de semana, mas irá se estender nos próximos deste mês de agosto”, concluiu.
Fonte: Alexandre Nascimento/DOL