O processo eleitoral de 2022 entra em sua reta final a partir desta quarta-feira (20), com a abertura do prazo para a realização das convenções partidárias, que segue até o dia 5 de agosto. Nesse processo, serão confirmados os nomes de cada sigla que irão concorrer para os cargos de presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. É a partir desse momento que os pré-candidatos, finalmente, podem iniciar suas campanhas eleitorais.
Durante a convenção, delegados dos Diretórios Municipais, respectivos suplentes e demais filiados com domicílio eleitoral no Pará, discutirão temas como escolhas dos números e nomes dos candidatos que serão indicados às urnas, além da análise e aprovação do plano e plataforma de governo do partido para a candidatura majoritária.
No Pará, já está tudo pronto para que a Convenção Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) seja realizada no próximo dia 26, às 16h, quando o atual governador do Pará, Helder Barbalho, será ratificado como candidato à reeleição para chefe do executivo estadual. Já a convenção da coligação formada em torno da candidatura do atual governador está marcada para o dia 5 de agosto, no Mangueirinho.
Além do MDB, alguns outros partidos que disputarão cargos nas eleições desse ano, no Pará, também já definiram as datas para a realização dos encontros que indicarão seus candidatos.
Veja abaixo o calendário das convenções (por ordem de data):
PL e PSC - 20/07, no Pará Clube
PSD - 20/07, local indefinido
MDB - 26/07, local indefinido
União Brasil - 26/07, local indefinido
PSOL - 28/07, local indefinido
PSDB - 30/07, local indefinido
PT - data e local indefinidos
Fonte: DOL