Em reunião nesta terça-feira (13) com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governador Helder Barbalho solicitou que o MS reveja os critérios que definem as quantidades de doses que estão sendo enviadas para ao Estado para a imunização contra a covid-19.
A informação foi confirmada pelo governador, por meio de suas redes sociais, no início desta tarde. Helder participava esta manhã de videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores, onde Marcelo Queiroga também estava presente. A reunião tratou do panorama da vacinação no Brasil e do envio de novas doses aos estados.
"Apesar do Pará estar em 5º lugar entre os estados que mais aplicaram vacinas que receberam, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior em relação à cobertura vacinal. Solicitei ao Ministro que os critérios de quantitativo de doses enviadas por Estado sejam revistos", disse Helder.
"Apesar do Pará estar em 5º lugar entre os estados que mais aplicaram vacinas que receberam, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior em relação à cobertura vacinal", disse Barbalho. "Por isso, durante a reunião, solicitei ao Ministro que os critérios de quantitativo de doses enviadas por Estado sejam revistos".
Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), proporcionalmente o Estado tem recebido menos vacinas, quando se compara a população geral do Estado. “Entre as unidades da federação não existe essa proporção. O Estado do Pará já executou cerca de 86,14% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e só alcançou uma população de 31,56%.
Quando se compara com estados como o Rio Grande do Sul, que executou 78% das vacinas e conseguiu cobrir quase metade da população do estado, com 46,91% de pessoas imunizadas", disse"Isso revela uma discrepância e apesar do nosso esforço em executar rapidamente a distribuição das doses, apesar do trabalho dos municípios em aplicarem as doses e informar no sistema, a gente não consegue avançar na mesma proporção que outros estados na cobertura vacinal, por que temos recebido menos vacinas proporcionalmente em relação à população geral”, avaliou o secretário de saúde.
Até o momento, o Estado do Pará já recebeu 4.687.240 doses, sendo 2.611.700 da Astrazeneca, 1.408.240 da Coronavac, 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen. Foram vacinadas 2.742.766 de pessoas com a primeira dose e 1.294.971 com a segunda dose.
Fonte: OLiberal