91992091829

NO AR

Na Onda da Nativa

Com Top Dj Boca

Regional Pará

Câmara Federal vai acompanhar \'novo pré-sal\' na região Norte

Publicada em 15/04/21 às 08:48h - 199 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

Foi aprovada nesta terça-feira (13), na Comissão de Minas e Energia, da Câmara dos Deputados, a criação de uma Subcomissão Especial para estudo, discussão, acompanhamento e aprimoramento das informações do "novo pré-sal", localizado no arco norte do território brasileiro. Na prática, o colegiado vai acompanhar o andamento de análise sobre a existência de grandes volumes de petróleo na região - aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo - e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas ao processo de extração petrolífera.

No início deste ano, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) noticiou que recebeu um estudo científico que apontava grandes reservas de petróleo em águas ultraprofundas e o potencial petrolífero na franja oceânica norte do território brasileiro, situado no litoral dos Estados do Amapá, Pará e Maranhão. O estudo indica um segundo pré-sal no País, apontando a possibilidade de existirem aproximadamente de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo. No pré-sal original são 40 bilhões de barris.A nota técnica foi elaborada pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Duailibe Barros Filhos, pelo professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Gomes Carmona, e pelo presidente da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo, Pedro Victor Zalán.

De acordo com o autor do requerimento, deputado Cássio Andrade (PSB-PA), a criação desta subcomissão possibilita que a população dos estados da região Norte, principalmente o Pará, acompanhem todo o processo, principalmente pela importância do desenvolvimento regional, a partir de uma possível produção petrolífera na região Norte."É importante que o Pará conheça esse potencial de investimentos e participe do processo de debates sobre o assunto. Estamos falando de uma quantidade imensa de petróleo, um segundo pré-sal brasileiro, que tem a ver com a economia do nosso País e com a economia do Estado do Pará. Com esta descoberta, a sua exploração poderá beneficiar toda a população com a geração de empregos, e fomentar os desenvolvimentos regional e industrial, além da geração de royalties para a região Norte do País", defendeu o deputado.

O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), que presidiu a sessão da Comissão de Minas e Energia, também destacou a importância desse acompanhamento pela Câmara Federal, inclusive, na busca de diminuição do preço dos combustíveis para os amazônidas. "Nós que somos da região amazônica sabemos, que em alguns municípios, a gasolina chega a mais de R$ 8,00. É algo impensável hoje no mundo viver com esse valor. Então, nós vamos constituir essa comissão provisória que vai fazer um estudo sobre o porquê desse valor que chega tão caro. Para isso, temos que estudar também o barril de petróleo que é a origem de tudo isso", disse, reforçando, na sequencia, como deve agir a subcomissão especial."Nós vamos fazer uma pesquisa, junto com a Agência Nacional do Petróleo, vamos conversar com as distribuidoras, nós sabemos que há uma cadeia muito grande entre a produção do petróleo e o refino disso para chegar  ao preço do combustível. Inclusive, com a mistura do etanol.

Então, nós somos grandes produtores de energia, agora precisamos fazer todo esse levantamento, que é uma caixa-preta, nós não sabemos como a Petrobrás faz isso. A ideia é que essa comissão possa entrar dentro dessa caixa-preta e desnudar para a população saber se este preço é consistente ou se pode fazer alguma melhoria para a sociedade", concluiu.

Fonte: Thiago Vilarins (Da Sucursal Brasília)/OLiberal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 370139
Usuários Online: 37
Copyright (c) 2025 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!