91992091829

NO AR

Na Onda da Nativa

Com Top Dj Boca

Regional Pará

Após 86 horas de voo, FAB suspende buscas por piloto desaparecido depois de decolar em Alenquer

Publicada em 08/02/21 às 08:46h - 229 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

Após 86 horas de buscas aéreas, a Força Aérea Brasileira (FABI suspendeu as buscas pelo piloto de avião Antônio Sena, que desapareceu após decolar de Alenquer, no Baixo Amazonas paraense, no último dia 28 de janeiro. Segundo a força militar, as aeronaves cumpriram padrões internacionais de busca em uma área de aproximadamente 13 mil km² nesses mais de três dias de buscas, mas não encontraram vestígios da aeronave de prefixo PT-IRJ ou do piloto.

"As buscas foram suspensas após a área ter sido completamente coberta. Contudo, a operação de Busca e Salvamento poderá ser reativada quando justificada por meio do surgimento de novas informações sobre a aeronave e/ou o piloto", explica a nota da FAB. A missão foi coordenada por uma equipe especializada do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) da unidade operacional do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), que é responsável pela coordenação das missões de busca a aeronaves e embarcações na região Norte do País.

Antônio tinha a intenção de chegar até a pista de pouso Treze de Maio, uma área de garimpos na região de Almeirim, nos limites com Laranjal do Jari (AP). Populares informaram à família do piloto que viram a aeronave sobrevoando em círculos a pista do garimpo Anatum por volta das 12h20 do dia 28 de janeiro. Depois disso, o avião não foi mais visto. Além da FAB e equipes de buscas particulares, militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil também participam dos trabalhos, e as Polícias Civil e Federal investigam o caso.

Reforços

Desde que Antônio sumiu com sua aeronave, amigos e familiares seguem em campanhas na internet para ajudar como podem nas buscas. A irmã do piloto, Mariana Sena, tem feito diversos apelos nas redes sociais e, no último sábado, 06, informou que dois grupos de busca de Santa Catarina e de São Paulo se voluntariaram para ajudar no rastreamento.

"Ontem fizemos um apelo a pessoas que possam nos ajudar, e dois grupos especializados em busca e resgate de fora do Estado do Pará se voluntariaram para nos apoiar nas buscas por terra. Eles possuem equipamento de comunicação e rastreamento e treinamento, que vai facilitar a coordenação do nosso trabalho em busca do Antônio. Hoje também chegaram quatro bombeiros que heroicamente atenderam o nosso apelo", conta Mariana.

Para financiar essas buscas, amigos de "Toninho" se mobilizaram para criar uma campanha de financiamento coletivo. "[Essa] vaquinha online [é] para recursos que vão financiar alimentação, passagem e estadia dessas equipes de voluntários que estão se deslocando. Também vai nos ajudar a abastecer as aeronaves de pilotos amigos que se disponibilizaram a ajudar nas buscas. Mano, aguenta aí. A gente tá chegando", disse Mariana em um vídeo enviado para O Liberal. Quem quiser colaborar, pode fazer uma transferência pela chave PIX "tafsena@gmail.com" ou para a conta corrente 22587-8, agência 4247-1, no nome de Thiago Araújo Freire de Sena, e CPF 833.369.232-04.

Fonte: Caio Oliveira/OLiberal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 369023
Usuários Online: 154
Copyright (c) 2025 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!