O complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN) vai ser interditado no sábado, 10, até o domingo de Círio, 11. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 6.
Ao todo, nove cruzamentos serão interditados. O acesso a Praça do Can será interditado a partir das 14h de sábado, 10, até às 12h do domingo,11. Na igreja da Sé o acesso será interrompido a partir das 22h de sábado, 10, até às 10h do domingo, 11.
A ação será feita para que não haja aglomeração de promesseiros e turistas que estiverem circulando nesse local. Eles serão orientados por a deixarem o espaço pela Guarda da Santa com o apoio dos agentes de segurança pública.
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) auxiliarão nas interdições e orientação do trânsito à população. Haverá, ainda, o apoio da Marinha e Aeronáutica, totalizando um efetivo de 1.639 agentes em mai de 169 viaturas.
O secretário adjunto de Operações da Segup em exercício, cel. Alexandre Mascarenhas, disse que está trabalhando com a conscientização de todos. “O nosso foco hoje na Segurança Pública é dar cumprimento ao decreto e evitar a proliferação do covid-19, evitando que as pessoas de aglomerem nesses pontos de significado religioso”, afirmou.
A operação contará com a atuação de policiais militares, Guarda Municipais, Guardas da Santa e militares das Forças Armadas (FAB e Marinha). As equipes construirão o isolamento ao entorno do Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN), próximo a Basílica Santuário; em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, onde seria realizada a missa da Trasladação, de portas fechadas e transmitida on line pelos canais oficiais, e na Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, onde ocorrerá a tradicional missa que antecederia a procissão, que também será transmitida em tempo real.
Fonte: RomaNews